terça-feira, 21 de maio de 2013

Martírio! Eis o sonho de minha juventude!





Martírio! Eis o sonho de minha juventude! O sonho que cresceu comigo à sombra dos claustros do Carmelo… Aí, também, percebo que meu sonho é loucura, pois não conseguiria limitar-me a desejar um só gênero de martírio… Para me satisfazer, precisaria de todos eles… Quisera, como tu, meu adorado Esposo, ser flagelada e crucificada… Como São Bartolomeu, quisera morrer esfolada… Como São João, quisera ser escaldada em azeite a ferver. Quisera submeter-me a todos os tormentos que Se infligiam aos mártires… Com Santa Inês e Santa Cecília, quisera apresentar meu pescoço á espada, e, como Joana D’Arc, minha querida irmã, quisera sobre a fogueira murmurar teu nome, ó JESUS… Pensando nos tormentos que serão a sorte dos cristãos na era do Anticristo, sinto o coração alvoroçar-se, e quisera que tais tormentos me fossem reservados… Jesus, Jesus, quisesse escrever todos os meus desejos, ser-me-ia necessário pedir emprestado teu Livro da Vida, onde se relatam todos os feitos dos Santos, e quereria tê-los praticado por amor a ti…

Ó meu Jesus! O que vais responder a todas estas minhas loucuras?... Haverá alma mais pequenina, mais impotente do que a minha?... Entretanto, justamente por causa de minha fraqueza, foi de teu agrado, Senhor, satisfazer plenamente meus pequenos desejos de criança, e hoje queres satisfazer outros desejos, mais vastos do que o universo…

Como, na oração, meus desejos me faziam passar por verdadeiro martírio, abri as epístolas de São Paulo, a fim de buscar alguma resposta. Dei com os olhos nos capítulos 12 e 13 da primeira epístola aos Coríntios… Li, no primeiro deles, que nem todos podem ser apóstolos, profetas, doutores etc… que a Igreja se compõe de membros diversos, e que o olho não poderia ser mão ao mesmo tempo… A resposta era clara, mas não satisfazia meus anseios, não me dava paz… Como Madalena insistia em debruçar-se por sobre o túmulo vazio e acabou encontrando o que procurava, assim também, debruçando-me até as profundezas do meu nada, ergui-me a tal altura, que pude alcançar meu objetivo… Sem esmorecer, dei continuação à leitura, e a frase seguinte consolou-me: “Aspirai, pois, aos DONS MELHORES, e mostrar-vos-ei um caminho mais perfeito ainda”. E o Apóstolo explica como todos os dons mais PERFEITOS não são nada sem o AMOR… que a caridade é o CAMINHO POR EXCELÊNCIA, o qual leva a Deus com segurança.


Santa Teresinha do Menino Jesus, História de Uma Alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...