sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Virgem Maria – por São Josemaria Escrivá




Salve Maria! Neste início do mês dedicado a nossa Mãe Santíssima publicamos em sua homenagem algumas palavras ditas por um santo que sempre foi devotíssimo a Ela e que sempre expressou isso em belíssimas palavras, que é São Josemaria Escrivá, todos os apontamentos foram retirados do livro “Caminho”. Ao terminar reze uma Ave-Maria por todos que fazem apostolado nos meios digitais.

l O amor à nossa Mãe será sopro que atinge em fogo vivo as brasas de virtude que estão ocultas sob o rescaldo da tua tibieza.

l Ama a Senhora. E Ela obterá graça abundante para venceres nesta luta cotidiana. – E de nada servirão ao maldito essas coisas perversas que sobem e sobem, fervendo dentro de ti, até quererem sufocar, com a sua podridão bem cheirosa, os grandes ideais, os mandamentos sublimes que o próprio Cristo pôs em teu coração. --"Serviam!" *

l Sê de Maria e serás nosso.

l A Jesus sempre se vai e se “volta” por Maria.

l Como gostam os homens que lhes recordem o seu parentesco com personagens da literatura, da política, do exército, da Igreja!

-- Canta diante da Virgem Imaculada, recordando-lhe:

Ave, Maria, Filha de Deus Pai: Ave, Maria, Mãe de Deus Filho; Ave, Maria, Esposa de Deus Espírito Santo... Mais que tu, só Deus!

l Diz: -- Minha Mãe (tua, porque é seu por muitos títulos), que o teu amor me ate à Cruz de teu Filho; que não me falte a fé, nem a valentia, nem a audácia para cumprir a vontade de Jesus.

l Todos os pecados da tua vida parecem ter-se posto de pé. – Não desanimes. Pelo contrário, chama por tua Mãe, Santa Maria, com fé e abandono de criança. Ela trará o sossego à tua alma.

l Maria Santíssima, Mãe de Deus, passa despercebida, como mais uma, entre as mulheres de seu povo.

-- Aprende Dela a viver com “naturalidade”.

l Traz sobre o teu peito o santo Escapulário do Carmo. – Poucas devoções (há muitas e muito boas devoções marianas) estão armazenadas entre os fiéis e têm tantas bênçãos dos Pontífices. Além disso, é tão maternal este privilégio sabatino!

l Quando te perguntarem que imagem de Nossa Senhora te dava mais devoção, e respondeste – como quem já fez bem a experiência – que todas, compreendi que eras um bom filho. Por isso te parecem bons (enamoram-me, disseste) todos os retratos da tua Mãe.

l Maria, Mestra da oração. – Olha como pede ao Filho em Caná. E como insiste, sem desanimar, com perseverança. – E como consegue.

 -- Aprende.

l Soledade de Maria. Só! Chora, sem amparo.

-- Tu e eu devemos acompanhar Nossa Senhora, e chorar também; porque a Jesus O pregaram ao madeiro, com pregos, as nossas misérias.

l A Virgem Santa Maria, Mãe do Amor Formoso, aquietará o teu coração, quando te fizer sentir que é de carne, se recorres a ela com confiança.

l O amor à Senhora é prova de bom espírito, nas obras e nas pessoas singulares.

-- Desconfia do empreendimento que não tenha esse sinal.

l A Virgem Dolorosa... Quando a contemplares, repara em seu Coração. É uma Mãe com dois filhos, frente a frente: Ele e tu.

l Que humildade, a de minha Mãe Santa Maria! – Não a vereis entre as palmas de Jerusalém, nem – afora as primícias de Caná – à hora dos grandes milagres.

-- Mas não foge do desprezo do Gólgota; ali está "justa crucem Jesu", junto à cruz de Jesus, a sua Mãe.

l Admira a firmeza de Santa Maria: ao pé da Cruz, com a maior dor humana – não há dor como a sua dor -, cheia de fortaleza.

E pede-lhe dessa firmeza, para que saibas também estar junto da Cruz.

l Maria, mestra do sacrifício escondido e silencioso! Vede-a, quase sempre oculta, colaborando com o Filho: sabe e cala.

l Vedes com que simplicidade: -- " Ecce ancilla" ** -E o verbo se fez carne.

-- Assim agiram os santos: sem espetáculo. Se houve, foi apesar deles.

l << Ne timeas, Maria!>> - Não temas, Maria!... – Turbou-se a Senhora diante do Arcanjo.

             

-- E depois disso, quererei ainda desprezar esses pormenores de modéstia, que são a salvaguarda da minha pureza?!


l Ó Mãe, Mãe! Com essa tua palavra - "fiat" - nos tornaste irmãos de Deus e herdeiros da sua glória. – Benditas sejas!


l Antes, sozinho, não podias... – Agora, recorreste à Senhora, e, com Ela, que é fácil!


l Confia. – Torna. – Invoca Nossa Senhora e serás fiel.


l Sentes que, por momentos, te faltam forças? – Porque não o dizes à tua Mãe, "Consolatrix afflictorum, Auxiliium christianorum..., Spes nostra, Regina apostolorum"? ***


l Mãe! – Chama-a bem alto, bem alto. – Ela, tua Mãe Santa Maria, te escuta, te vê em perigo talvez, e te oferece, com a graça do seu Filho, o consolo do seu regaço, a ternura das suas carícias. E te encontrarás reconfortado para a nova luta.


* “Servirei.”
** “Eis a Escrava.”
*** “Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos..., Esperança Nossa, Rainha dos Apóstolos.”


São Josemaria Escrivá, “Caminho”, pontos entre nº 492 e 516, Ed. Quadrante, pg. 161 à 164

Fonte: Blog Mater Dei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...