sexta-feira, 9 de setembro de 2016

DIa 30 - Invenção do amor - Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora



Por Santo Afonso Maria de Ligório

"Por que me ocultais a Vossa face?" (Jó 13,24). Era para Jó motivo de temor o ver que Deus lhe ocultava o Seu rosto; mas o ocultar Jesus a Sua majestade sob os véus eucarísticos não é para nós motivo de receio, e sim um motivo de confiança e amor; porque, como observa Novarino, "é exatamente para aumentar a nossa confiança e melhor nos manifestar o Seu amor, que o nosso Deus se oculta sob as espécies do pão". Porquanto, se este Rei do céu deixasse brilhar em nossos altares o esplendor da sua glória, quem ousaria chegar-se a Ele e manifestar-Lhe com toda a confiança os seus afetos e desejos?

Meu Jesus, que invenção cheia de amor a do Santíssimo Sacramento, onde Vos ocultais sob a aparência do pão, para estardes ao alcance de todos os que querem, aqui na terra, Vos achar e amar! Muita razão tinha o profeta de exortar os homens a levantarem a voz e a publicarem por todo o mundo até onde chegaram as invenções do amor do nosso Deus para conosco: "Fazei conhecer aos povos as suas invenções" (Is 12,4).

Coração amoroso do meu Jesus, digno de possuir os corações de todas as criaturas; Coração sempre repleto de chamas do mais puro amor, ó fogo abrasador, consumi-me inteiramente e dai-me uma vida nova, toda de amor e de graça! Uni-me de tal maneira a Vós que nunca mais de Vós me separe.

Coração aberto para ser o refúgio das almas, recebei-me. Coração dilacerado na cruz pelos pecados do mundo, dai-me verdadeira dor de meus pecados. Sei que, neste Divino Sacramento, conservais os mesmos sentimentos de amor que tínheis ao morrer por mim no Calvário; é, pois, certo que sejais ardentemente unir-me todo a Vós; será então possível que eu ainda resista e não me deixe vencer pelo Vosso amor? Pelos Vossos méritos Vos peço: Amado Jesus, feri-me, ligai-me, prendei-me estreitamente ao Vosso Coração.

Com o auxílio da Vossa graça tomo hoje a resolução de Vos contentar em tudo daqui em diante, de calcar aos pés o respeito humano, inclinações, repugnâncias, caprichos, interesses, e enfim tudo o que possa impedir-me de Vos contentar plenamente. Fazei, Senhor, que eu seja fiel à minha resolução e que de hoje em diante todas as minhas ações, todos os meus pensamentos e afetos, sejam inteiramente conformes à Vossa vontade. Amor divino, bani do meu coração qualquer outro amor. Maria, minha esperança, tudo podeis junto de Deus: obtende-me a graça de ser até à morte um servo fiel do puro amor de Jesus. Amém, assim seja. Assis o espero no tempo e na eternidade.

-"Quem me separará do amor de Jesus Cristo?" (Rm 8,35).

MÃE COMPASSIVA

Afirma São Bernardo que o amor de Maria para conosco não pode ser maior nem mais poderoso; de sorte que Ela é rica de ternura para se compadecer de nossas penas, e de poder para as aliviar. Ele diz: "A poderosa e compassiva caridade da Mãe de Deus distingue-se ao mesmo tempo pela ternura da Sua compaixão e eficácia da Sua proteção; nela estas duas coisas são igualmente imensas". É, pois, verdade, Rainha puríssima, que sois tão rica em poder como em bondade: a todos podeis e desejais salvar. HOje, portanto, e todos os dias de minha vida, Vos invocarei como o piedoso Luís Biósio: "Augusta Senhora, protegei-me nos combates, fortificai-me nos defalecimentos". Sim, ó Maria, na grande luta que sustento contra o inferno, socorrei-me sempre; e quando virdes qe eu estou a ponto de sucumbir, dai-Vos pressa em estender-me a Vossa Mão, e sustentai-me fortemente. Deus, quantas tentações tenho ainda a vencer até à morte! Mas Vós, minha esperança, meu refúgio, minha fortaleza, ó Maria, não permitais que eu perca jamais a graça de Deus. Estou resolvido a recorrer sempre e prontamente a Vós em todas as tentações, dizendo:

-Socorrei-me, ó Maria! Ó Maria, socorrei-me!

Fonte: Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...