sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Dia 21 - Jesus nos convida - Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora



Por Santo Afonso Maria de Ligório

"Em toda parte, onde se achar o corpo, aí se reunirão as águias" (Lc 17,37). Por este corpo os santos entendem comumente o de Jesus Cristo; e pelas águias entendem as almas desapegadas, que se elevam, como estas aves, acima das coisas da terra e voam para o céu, para onde tendem sem cessar por seus pensamentos e afetos, e onde têm a sua morada contínua. Estas almas, mesmo neste mundo têm o seu paraíso, onde quer que encontrem o Santíssimo Sacramento, e parece que nunca se lhes sacia o desejo que sentem de ficar na Sua presença. Quando as águias - diz São Jerônimo - percebem de longe a presa, logo se lançam para tomá-la. E nós com quanto maior ardor não devemos correr e voar para Jesus Sacramentado, como para o mais precioso alimento de nossas almas!

Por isso, neste vale de lágrimas, os Santos sempre correram com avidez, como cervos sequiosos, a esta fonte celeste. O Padre Baltazar Álvazez, da Companhia de Jesus, qualquer que fosse a sua ocupação, muitas vezes volvia os olhos para o lugar onde se achava o Santíssimo Sacramento: visitava-O com frequência, passando às vezes noites inteiras na Sua presença. CHorava ao ver os palácios dos grandes cheios de gente fazendo corte a um homem, do qual esperam algum mísero bem, enquanto que ficam abandonadas as Igrejas, onde reside, no meio de nós, como num trono de amor, o soberano Senhor do mundo, rico de bem imensos  e eternos. E dizia que os religiosos são muito felizes porque, sem saírem de suas casas, podem visitar quantas vezes quiserem, de dia e de noite, este augusto Senhor, no Santíssimo Sacramento, o que não podem fazer as pessoas do século.

Amado Senhor meu, já que a vista das minhas manchas e ingratidōes não VOs impede de convidar-me com tanta bondade a aproximar-me de Vós, não quero desanimar por causa das minhas misérias; a Vós venho, de Vós me aproximo. Vós me mudareis completamente em outro, banindo do meu coração todo amor que não é para Vós, todo desejo que não VOs é agradável, todo pensamento que não tende para Vós.

Meus Jesus, meu amor, meu tesouro, meu tudo, só a Vós quero agradar. Só Vós mereceis todo o meu amor, a Vós só quero amar de todo o meu coração. Desapegai-me de tudo, Senhor, e ligai-me todo a Vós; mas ligai-me tão bem, que não possa mais separar-me de Vós nem nesta nem na outra vida.

- Meu Bom Jesus, não permitais que eu me separe de Vós.


ADVOGADA NOSSA

Dionísio Cartusiano chama a Santíssima Virgem de "Advogada de todos os pecadores que a Ela recorrem". Ó grande Mãe de Deus, já que o Vosso ofício é defender as causas dos maiores criminosos que a Vós recorrem, aqui estou aos Vossos pés, a Vós recorro e digo com Santo Tomás de Vila Nova: "Eu Vos suplico, Advogada minha, fazei o Vosso ofício", defendei a minha causa. É verdade que eu me tenho tornado culpado para com Deus, ofendendo-O tanto depois de haver recebido dEle tantos favores e graças; mas o mal está feito; Vós, porém, podeis salvar-me. Dizei simplesmente a Vosso Deus que abraçais a minha defesa, e Ele me perdoará, e serei salvo.

- Minha Mãe muito amada, a Vós incumbe salvar-me.

Fonte: Livro Visitas a Jesus Sacramento e a Nossa Senhora, de Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...