sábado, 26 de junho de 2021

Encontrar o Senhor todos os dias...- Por São Josemaria Escrivá

Meus filhos: aí onde estão os nossos irmãos,  os homens, aí onde estão as nossas aspirações, o nosso trabalho, os nossos amores, aí está o lugar do nosso encontro cotidiano com Cristo. É no meio das coisas mais materiais da terra que nós devemos santificar-nos, servindo a Deus e a todos os homens.

Tenho-o ensinado constantemente com palavras da Escritura Santa: o mundo não é ruim, porque saiu das mãos de Deus, porque é criatura dEle, porque Javé olhou para ele e viu que era bom. Nós,  os homens, é que o fazemos ruim e feio, com os nossos pecados e as nossas infidelidades.  Não duvidem, meus filhos: qualquer modo de evasão das honestas realidades diárias é para os homens e mulheres do mundo coisa oposta à vontade de Deus.

Pelo contrário,  devem compreender agora - com uma nova clareza - que Deus os chama a servi-lO em e a partir das tarefas civis, materiais, seculares da vida humana. Deus espera-nos cada dia: no laboratório, na sala de operações de um hospital, no quartel, na cátedra universitária, na fábrica, na oficina, no campo, no seio do lar e em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçam nunca: há algo de santo,  de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir. 

Eu costumava dizer àqueles universitários e àqueles operários que me procuravam lá pela década de 1930, que tinham de saber materializar a vida espiritual. Queria afastá-los, assim, da tentação,  tão frequente então como agora, de levar uma vida dupla: A vida interior, a vida de relação com Deus, por um lado; e, por outro, diferente e separada, a vida familiar, profissional e social, cheia de pequenas realidades terrenas.

Não, meus filhos! Não pode haver uma vida dupla, não podemos ser como esquizofrênicos, se queremos ser cristãos. Há uma única vida, feita de carne e espírito,  e essa é a que tem de ser - na alma e no corpo - santa e plena de Deus. Esse Deus invisível,  nós O encontramos nas coisas visíveis e materiais. 

Não há outro caminho, meus filhos: ou sabemos encontrar o Senhor na nossa vida de todos os dias, ou não O encontraremos nunca. Po der isso, posso afirmar que a nossa época precisa devolver à matéria e às situações aparentemente mais vulgares o seu nobre e original sentido: pondo-as ao serviço do Reino de Deus, espiritualizando-as, fazendo delas meio e ocasião para o nosso encontro contínuo com Jesus Cristo. [...]

Eu lhes asseguro, meus filhos, que, quando um cristão desempenha com amor a mais intranscendente das ações diárias, está desempenhando algo de onde transborda a transcendência de Deus. Por isso tenho repetido, com um insistente martelar, que a vocação cristã consiste em transformar em poesia heroica a prosa de cada dia. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir -se o céu e a terra. Mas não: onde de verdade se juntam é no coração,  quando se vive sabiamente a vida diária...


São Josemaria Escrivá, Entrevistas com Mons. Josemaria Escrivá, 4° ed., Quadrante, São Paulo, 2016.

Retirado do livro Anjos e Santos, de Scott Hahn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...