quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DIA 1 - VAMOS À FONTE - VISITAS A JESUS SACRAMENTADO E A NOSSA SENHORA


Por Santo Afonso Maria de Ligório

Jesus Sacramentado, eis a fonte de todos os bens. Ele diz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba" (Jo 7,37).

Com que abundância os santos sempre têm bebido as águas da graça nesta fonte do Santíssimo Sacramento, onde Jesus nos reparte todos os méritos de sua Paixão, conforme predisse o profeta. "Ireis, cheios de alegria, tomar as águas das fontes do Salvador" (Is 12,3).

À condessa de Féria, ilustre penitente do bem-aventurado João de Ávila, que se fez religiosa de Santa Clara e que, por causa de suas contínuas e prolongadas visitas a Jesus sacramentado, perguntaram uma vez o que fazia durante as longas horas que passava aos pés do altar. Respondeu ela: "Diante do tabernáculo ficaria eu por toda a eternidade. Pois não está ali a essência divina que há de ser o sustento dos bem-aventurados? Meu Deus! Que se faz diante do Santíssimo Sacramento? Pois o que se há de fazer? Ama-se, louva-se, agradece-se, pede-se. Que faz um pobre diante de um rico? Que faz um enfermo diante do médico? Um sequioso diante de uma fonte cristalina? Um faminto assentado a uma mesa lauta?"

Meu Jesus, vida, esperança, tesouro e único amor de minha alma, quanto vos custou a permanência conosco neste sacramento! Para ficardes sobre os nossos altares preciso vos foi morrer na cruz. E depois, neste sacramento, quantas injúrias sofreis para estardes presente no meio de nós! Mas, venceu o vosso amor, venceu o desejo que tendes de ser amado por nós.

Vinde, pois, Senhor, vinde, encerrai-vos no meu coração e trancai-lhe a porta para sempre, a fim de que nenhuma criatura entre nele para compartilhar o amor que vos devo e quero dar-vos sem reserva.

Vós só, meu amado Redentor, reinai sobre mim e possuí-me; e, se alguma vez não obedecer perfeitamente, castigai-me com rigor para que no futuro seja mais atento em vos agradar e fazer a vossa vontade.

Fazei que eu não deseje nem busque outro prazer mais que o de vos ser agradável, visitar-vos muitas vezes nos altares, entreter-me convosco e receber-vos na Santa Comunhão. Outros bens procure quem os quiser; eu, porém, só amo e só desejo o tesouro do vosso amor: isto só, e nada mais vos quero pedir aos pés do altar.

Fazei que me esqueça de mim mesmo para me lembrar somente da vossa bondade. Bem-aventurados serafins, não tenho inveja da vossa glória, mas do amor que consagrais ao vosso Deus que é também o meu; ensinai-me o que devo fazer para o amor e ser-lhe agradável.

- Meu Jesus, só a Vós quero amar, só a Vós quero agradar.


CHEIA DE GRAÇA

Outra fonte de graças, extremamente preciosa para nós é Maria, nossa Mãe, fonte tão rica de bens que não há no mundo um só homem que deles não participe. "Todos nós recebemos da sua plenitude", diz São Bernardo. Maria recebeu de Deus toda a abundância da graça, segundo a saudação do Anjo: Eu vos saúdo, cheia de graça. Entretanto, esta abundância de graças, ela recebeu não só para si, mas também para nós. "Maria, diz São Pedro Crisólogo, recebeu esse imenso tesouro de graças, para repartir dele com todos os seus devotos servos."

- Maria, causa da nossa alegria, rogai por nós!


Fonte: Livro Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora, de Santo Afonso Maria de Ligório

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...