sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comentário ao Evangelho do dia (05/04) feito por São Pedro Crisólogo



(c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 78; PL 52, 420

«Simão Pedro [...] puxou a rede para terra, cheia de peixes grandes»

«O discípulo que Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!'» Aquele que é amado é o primeiro a ver; o amor faz incidir um olhar mais atento sobre todas as coisas; aquele que ama sente sempre com mais vivacidade. [...] Que dificuldade torna a mente de Pedro tão lenta e o impede de ser o primeiro a reconhecer Jesus, como já o tinha feito anteriormente? Onde está aquele testemunho singular que o fizera exclamar: «Tu és Cristo, o filho do Deus vivo»? (Mt 16,16) Onde está ele? Pedro entrara na casa de Caifás, o sumo-sacerdote, onde ouvira sem dificuldade o murmúrio de uma serva, mas tarda em reconhecer o seu Senhor.


«Quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica pois estava nu.» Que coisa estranha, meus irmãos! [...] Pedro entra nu na barca e deita-se ao mar vestido! [...] Os culpados tapam-se sempre para se dissimularem. Assim como Adão, hoje Pedro deseja esconder a sua nudez após o seu pecado; antes de pecarem, estavam ambos vestidos apenas de uma nudez santa. «Ele apertou a túnica e deitou-se ao mar.» Ele esperava que o mar lavasse esta peça de roupa sórdida que era a traição. Deitou-se ao mar pois queria voltar a ser o primeiro, aquele a quem as maiores responsabilidades tinham sido confiadas (Mt 16,18ss). Cingiu a sua túnica pois devia cingir-se com o combate do mártir, segundo as palavras do Senhor: «E outro te cingirá e te levará para onde não queres» (Jo 21,18). [...]


Os outros vêm com o barco, puxando a rede cheia de peixes. Com muito esforço trazem consigo a Igreja lançada nos ventos do mundo. É ela que estes homens trazem na rede do evangelho para a luz do céu, e que arrancam aos abismos para a conduzir até junto do Senhor.




Créditos: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...