sábado, 29 de junho de 2013

Música de Santa Hildegard von Bingen em honra de Nossa Senhora: AVE MARIA


Muitos desconhecem, mas a primeira compositora que se conhece a biografia é a grande Santa Hildegard (ou Hildegarda) von Bingen, que foi recentemente proclamada doutora da Igreja pelo Papa Bento XVI (é a quarta mulher a receber esse honroso título, após Santa Teresa d'Ávila, Santa Catarina de Siena e Santa Teresinha do Menino Jesus).
A nossa querida e santa abadessa, além de compositora, era mística, taumaturga. pregadora (!), artista plástica, botânica, médica, teóloga, escritora, autora de peças teatrais...
Espero que gostem das músicas dela, que a partir de hoje, postarei aqui, de vez em quando (vou tentar colocar uma música dela aqui ao menos uma vez por semana...). Dizem que as suas composições são baseadas nos cânticos celestes que ela ouvia dos anjos. Por isso mesmo, para muitos, a princípio será um estilo musical um tanto quanto diferente, com que se está pouco acostumado... Mas é assim que as coisas de Deus podem ir nos transformando, se nos abrirmos à elas. A medida que ouvimos músicas mais elevadas, por exemplo, o nosso próprio gosto musical vai mudando também. E como a música é o tipo de arte que mais influencia o ser humano, seu comportamento e pensamento, devemos ter  consciência de que uma boa escolha das músicas que ouvimos é de grande importância. E não deixamos de fazer uma algo muitíssimo virtuoso e frutuoso, quando nos dedicamos, no dia a dia, à escuta orante de música sacra como a de Santa Hildegard von Bingen.
A música acima é em honra à Nossa Mãe Santíssima, Rainha das Virgens: Ave Maria!

Abraço afetuoso a todos os leitores.
In Corde Jesu et Mariae,
Christian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...