terça-feira, 14 de agosto de 2012

Santa Teresinha - Carta 191 a sua irmã Leôncia


Carta que  Santa Teresinha escreveu a sua irmã Leônia. Leônia é a úncia das irmãs Martin que não possui vocação Carmelita e sim Visitandina, segundo o espírito de São Francisco Sales e Santa Joana de Chantal. Leônia possui uma vida religiosa um tanto tumultuada. Entra na Ordem das Clarissas e ingressa por 2 vezes na Ordem Visitandina sem sucesso. Segundo uma profecia de sua Santa Irmã Teresinha, entra pela 3ª vez na Visitação de Caen de forma definitiva e  se destacará especialmente por sua humildade. A Santa havia profetizado que entraria na Visitação após sua morte e tomaria o seu nome e o de São Francisco Sales, o que aconteceu efetivamente após sua morte. Leônia entrou para a Visitação sob o Nome de Irmã Francisca Teresa.
Carta 191
J.M.J.T
Jesus +
 12 de julho de 1896
 Para Leônia.
Minha querida Leoniazinha,
Teria respondido à tua linda carta se ela me tivesse sido entregue a tempo. Mas nós somos cinco e tu sabes que sou a menor… Portanto, sou destinada a ver as cartas só muito tempo depois das outras ou então nem chegar a vê-las… Só vi tua carta sexta-feira, por isso, querida irmãzinha, não estou atrasada por culpa minha…
         Se soubesses como estou feliz por ver-te em tão boas disposições…
        Não estranho que o pensamento da morte te seja agradável, pois não estás apegada a nada na terra. Asseguro-te que Deus é muito melhor do que imaginas. Contenta-se com um olhar, um suspiro de amor… Quanto a mim, acho a perfeição fácil de praticar, porque entendi que é só pegar Jesus pelo Coração…Veja uma criancinha que acaba de aborrecer a sua mãe, zangando-se ou desobedecendo-lhe; se ela se esconder num canto com ar amuado e gritar por medo do castigo, certamente, a mãe não lhe perdoará a falta; mas se lhe estende os seus bracinhos  sorrindo e dizendo: “dê-me um beijo, não o farei mais”, poderá a mamãe não  apertá-la ao seu coração com ternura e esquecer e esquecer as faltas infantis?… Todavia ela bem sabe que seu querido filho recairá na próxima ocasião, mas isso não importa, se ele a prende de novo pelo coração, jamais será castigado…
         No tempo da lei do temor, antes da vinda de Nosso Senhor, o profeta Isaías já dizia, falando em nome do Rei dos Céus: “Pode, acaso, uma mãe esquecer o próprio filhinho, não se enternecerá pelo fruto das suas entranhas? Pois bem; ainda que uma mãe esquecesse o seu filho, eu, porém, jamais vos esqueceria”. Que linda promessa! Ah!  Nós que vivemos na lei do Amor, como não nos aproveitar dos amorosos convites que nosso Esposo nos faz… Como temermos Aquele que se deixa prender por um cabelo que esvoaça no nosso pescoço?…
        Saibamos então manter prisioneiro esse Deus que se faz mendigo do nosso amor. Ao nos dizer que é um cabelo que pode operar este prodígio, Ele nos mostra que as mínimas ações, feitas por amor, encantam seu coração…
         Ah! Se fosse preciso cumprir grandes coisas, como seríamos dignas de lástima!…Mas como somos felizes, pois Jesus deixa-se prender pelas mais pequeninas…
         Não te faltam pequenos sacrifícios, minha cara Leônia, tua vida está repleta deles… Alegro-me por te ver diante de tal tesouro e, sobretudo, sabendo que sabes aproveitar-te deles, não só para ti, mas também para as almas… É tão bom ajudar Jesus com nossos pequenos sacrifícios, ajudá-Lo a salvar as almas que Ele resgatou com Seu Sangue e que só aguardam o nosso auxílio para não caírem no abismo…
         Parece-me que se nossos sacrifícios são cabelos que cativam Jesus, as nossas alegrias também o são, para isso basta não se concentrar numa felicidade egoísta, mas oferecer a nosso Esposo as pequenas alegrias que Ele semeia no caminho da vida a fim de encantar nossas almas e elevá-las até Ele…
         Pensei em escrever para minha tia hoje, mas não tenho tempo. Fica para o próximo domingo. Peço-te para lhe dizeres quanto a amo, e ao meu querido tio.
         Penso muito em Joana e Francis. Tu me perguntas a respeito da minha saúde. Pois bem! Querida irmãzinha, não tusso mais. Estás contente?… Isso não impedirá Deus de vir me buscar quando bem entender; como me esforço muito para ser uma criancinha, não tenho muitos preparativos para fazer. Jesus  será obrigado a custear as despesas da viagem e o ingresso no Céu…
        Adeus, querida  irmãzinha, amo-te, creio, sempre mais…
 Tua irmãzinha,
Teresa do Menino Jesus.
Rel.Carm.Ind.*
______
  * Rel.Carm.Ing.: Significa: Religiosa Carmelita Indigna..
Fonte: Fabiana Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...