sábado, 14 de março de 2020

«Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha» - Comentário por São Romano, o Melodista

São Romano, o Melodista (?-c. 560), compositor de hinos
Hino n.º 55; SC 283


«Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha»

Muitos são os que, pela penitência, se tornaram dignos do amor que tens pelo homem, Tu, que justificaste o publicano pelo seu lamento e a pecadora pelo seu pranto (Lc 18,14; 7,50), E, ao preveres e dares o perdão de acordo com imutáveis desígnios, Te mostras rico de todas as misericórdias (Ef 2,4). Converte-me também a mim, Tu, que queres que todos os homens se salvem! (1Tim 2,4) 

A minha alma enodoou-se ao vestir a túnica dos meus erros (Gn 3,21), Mas Tu me alcançarás a graça de fazer jorrar fontes dos meus olhos, A fim de que, pela contrição, seja purificado e digno das tuas núpcias (Mt 22,12). Veste-me com o manto multicolor (Sl 45,15), Tu, que queres que todos os homens se salvem! 

Tem compaixão de mim, Pai celeste, tal como tiveste do filho pródigo, Porque também eu me lanço a teus pés e como ele clamo: «Pai, pequei!», E rejubilarão os anjos com a salvação dum filho indigno (Lc 15,7). Não me rejeites, Deus de bondade, Tu, que queres que todos os homens se salvem! 

Pois foi pela graça que fizeste de mim teu filho e teu herdeiro (Rom 8,17) E, ao ofender-Te, me vejo cativo, escravo vendido ao pecado e desditoso! Tem misericórdia da tua própria imagem (Gn 1,26), Salvador meu: resgata-me deste degredo, Tu, que queres que todos os homens se salvem! 

Tendo chegado ao arrependimento, […] a palavra de Paulo encoraja-me A não desfalecer na oração e a esperar (Col 4,2), sabendo que, se tardas, É para me dares a ganhar o salário da perseverança. Sabedor da tua misericórdia E da tua ânsia em me socorrer (Lc 15,4), cheio de confiança Te suplico: vem em meu auxílio, Tu, que queres que todos os homens se salvem! 

Permite-me levar uma vida pura, celebrar-Te e dar-Te glória para sempre, Cristo Todo-Poderoso, e para que depois Te cante […] um cântico puro (Sl 40,4), Concede-me que os meus atos correspondam às minhas palavras, único Senhor, Tu, que queres que todos os homens se salvem!

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...