domingo, 8 de março de 2015

Pais de Santa Teresinha vão ser canonizados em Outubro




O Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, disse recentemente que os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, Louis e Zélie Martin, serão canonizados em Outubro, coincidindo com o Sínodo da Família que terá lugar nessa altura, no Vaticano.

"Graças a Deus, em Outubro canonizar-se-ão dois cônjuges, os pais de Santa Teresa de Lisieux", assinalou o cardeal salesiano num encontro recente organizado pela Libreria Editrice Vaticana (LEV) para falar sobre o tema "Para que servem os santos?", sublinhando a importância da santidade na família.

"Os santos não são só os sacerdotes e as religiosas, mas também os leigos," indicou o cardeal Amato, referindo-se a este casal francês exemplar.

Casados em 1858, o casal teve nove filhos, dos quais cinco seguiram a vida religiosa.

As 218 cartas que se conservam de Zélie, de 1863 até à sua morte em 1877, registam o ritmo da vida com a guerra de 1870, as crises econômicas, os nascimentos e as mortes dos seus quatro bebês.
Missa diária às cinco e meia da manhã, Angelus e vésperas, descanso aos Domingos, jejuns na Quaresma e Advento... mas também brincadeiras e jogos, o Luís gostava de pescar e jogar bilhar.

Convidavam pessoas pobres para comer em sua casa e visitavam os idosos. Também ensinaram as suas filhas a tratar os mais desfavorecidos como iguais.

Zélie morreu de câncer dolorosíssimo aos 46 anos. Louis ficou com cinco filhas pequenas: Marie, Pauline, Léonie, Céline e Teresinha, que só tinha quatro anos e meio mas que sempre se recordaria da mãe como uma santa. Louis morreu em 1894, depois de padecer de uma doença mental grave.

Foram ambos beatificados a 19 de Outubro de 2008 por Bento XVI e sua canonização será a primeira canonização de um casal em conjunto. Muitos propuseram a sua vida de santidade quotidiana como um modelo para os dias de hoje.

Lous e Zélie Martin são os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e uma das santas mais queridas do Papa Francisco, proclamada doutora da Igreja por João Paulo II em 1997.

in religionenlibertad.com

Créditos: Senza Pagare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...